Ligia Schincariol


RESISTENCIA FÍSICA E MENTAL - AYURVEDA - OJAS

Vyaadhiksamatva como é conhecido em Ayurveda, significa "resistência (ksamatva) contra a doença (vyaadhi). Resistência física e mental para a doença é de enorme importância para todos os seres vivos; regula tanto a prevenção contra e rápida recuperação de doenças como não deixa manifesta-la.
Vyaadhiksamatva (imunidade) em Ayurveda não é imunidade contra um agente infeccioso ( vírus, bactéria e fungos) específico ou doença como a medicina ocidental nos mostra ou seja as "imunizações". Em vez disso, vyaadhiksamatva implica uma resistência contra a perda da integridade da saúde dos cinco corpos e suas proporções e inter-relações entre biótipo ou bioenergia do indivíduo (doshas) e tecidos (dhatus). Esta homeostase entre os elementos de suporte da mente e do corpo é conhecido como dhaatusaamya, e é o verdadeiro significado da imunidade no sistema ayurvédico. Assegura-se então que o conceito de ayurveda e da imunidade é entrelaçado com os conceitos de nutrição, agni (fogo digestivo) e formação de tecido, assim como toda a forma de energia que prevalece em seus tecidos.
Um sinônimo para vyaadhiksamatva que aparece nos textos antigos é bala( daqui surge o nome da erva), geralmente traduzido como "força" e ambos os termos são usados alternadamente. Por exemplo:
- Tatra bala sthiropacitamamsataa sarvacestasvapratigaatah svaravarnaprasado bahyanamabhyantraranam ca karananamatmakarya pratipattirbhavati. (Sushruta Samhita, Sutrasthana, 15:24)
- Bala, o princípio da vitalidade, confere integridade firme para os músculos, melhora a voz e tez, e fortalece o motor, sensorial, e intelecto para desempenhar as suas funções naturais nutridos por ojas e protegidos dos tejas.
- Vyaadhiksamatvam vyaadhibalavirodhitvam vyadyutpadapratibandhakatvamiti Yavat.
(Charaka samhita, Sutrasthana, 28: 7)
- Imunidade de doença inclui tanto reduzindo a força dos que já se manifesta como bem como a prevenção daqueles que ainda não manifestado, que vem pelos canais de energia e que vão atingir os ojas, vem trazidos por tejas.
Isso nos faz observar que quando há um surto de doenças como gripes, algumas pessoas pegam outras não, isso nos mosra a quantidade do fortalecimento de ojas, das suas gotas e das sua preservação por meio de alimento físico e energético.
`correto afirmar que a imunidade está relacionada com a saúde dos tecidos Dathus e do fortalecimento dos corpos energéticos, da mente e da espiritualidade.
A essência de todos os tecidos do corpo é conhecido como Ojas. Ojas é a nossa energia vital que permeia todos os tecidos, células e espaços; é a destilação final de cada tecido combinados em conjunto um alimentando o outro, é levado pelo prana, isto determina o nosso estado imunológico e, portanto, a nossa resistência a doenças.
Ojas é descrito no Sushruta Samhita, Sutrasthana, 15:x e Charaka samhita, Sutrasthana 27:x fala sobre:
Toda a forma de expressão dos ojas, de seu comportamento que vai alem do sistema anatômico, fisiológico e metabólico ( endócrino) eles descrevem suas gotas uma a uma e sua posição nos canais de energia, no prana que circula pelo corpo.
Fala que Ojas existe em uma quantidade de oito gotas e está localizado dentro do coração; sua perda leva à morte. Ojas é distribuído por todo o corpo atravez do prana e é queimado através do tejas em desarmonia.
Ayurveda oferece explicações multi-facetada e profundas para o estudo de ojas. A ingestão de alimentos saudáveis e uma rotina diaria não são suficientes para prevenir a doença. Fatores adicionais, tais como o entendimento errado, desrespeito pelos ciclos naturais, constituição, conduta imoral Yama e Nyama, karma e exposição a percepções sensoriais inadequados, também são responsáveis pelo aparecimento da doença. Devido a esses fatores, as doenças se manifestam como leve ou grave, aguda ou crônica, facilmente curáveis ou difíceis de curar / incurável.
Todo o estudo descrito no Sushruta Samhita, Sutrasthana, 15:x e Charaka samhita, Sutrasthana 27:x
Existem três tipos de imunidade (vyaadhiksamatva ou Bala) em Ayurveda:
1. Sahaja: congênita ou Natural
2. Kalaja: Tempo, Idade e período da vida ( kapha-pitta-vata)
3. Yuktikruta: Adquirida por tratamento ( aqui falo um pouco do poder do ghee para alimenta-lo)
Sahaja Bala vem dos pais e é herdada na fecundação, por isso vemos a hora da fecundação no pulso por este aspecto.
O efeito será ao nível cromossômico mas não alinhado com DNA mas sim como veio a força energética neste cromossomo e como ele expressa sua inteligengia através da troca de energia que tem entre si.
Esta imunidade é herdada, não há muito que se possa fazer a não ser para pacificar os efeitos negativos através de várias modalidades de Ayurveda, por isso é importante os pais passarem por uma dieta física mental e espiritual antes da fecundação do ser. Sugere-se 42 semanas antes.

Kalaja Bala é inclusivo a partir da hora do dia, dia da semana, estação, idade e local de nascimento ( tanto físico, emocional como mapa astral que depende do local e hemisfério MAPA ASTRAL É GEOCENTRICO NÃO ADIANTA SEGUIR MAPA VEDICO NO HEMISFERIO SUL) O CÉU QUE VALE PARA CADA UM É O QUE NASCEMOS E ESTE INFLUENCIA NO MAPA DO LOCAL DE NASCIMENTO PARA ATUAR NO FORTALECIMENTO VITAL) são fatores importantes para aumentar a imunidade DE FORMA GERAL (FISICA E ENERGÉTICA) IMUNIDADE NO AYURVEDA NÃO SIGNIFICA A MESMA DA MEDICINA OCIDENTAL) SER IMUNE É SER DO CORPO FISICO,MENTAL ESPIRITUAL, INTLECTUAL E CONSCIÊNCIA) . Alguns lugares têm condições climáticas e ambientais mais fortes e saudáveis.

Yuktikruta Bala representa a imunidade adquirida, em que a doença pode ser defendida contra todos os conceitos que vem através do Ayurveda. Quando combatemos a enfermidade com as técnicas que o ayur nos proporciona, quando revertemos doenças em saud e nutrimos os OJAS (NÃO FABRICAMOS OJAS)
O Ayurveda centra-se em três planos para adquirir OU aumentar a imunidade:
- Rasayana famoso rejuvenescimento dos tecidos,

- Vyayama é exercício. O exercício diário que fortalece o metabolismo os tecido e promove a imunidade.
- Satmya é adequação. Adaptação às substâncias saudáveis( alimentação frescas, ervas boas, alimentos energéticos e tirar da rotina substâncias prejudiciais adquiridas por hábitos diários ou e que vem pela fisiologia dos pais ( tenha sido viciado desde a concepção (QUEM CONHECE MEU TRABALHO SABE QUE DÁ PARA VER AS SUBSTÂNCIAS INGERIDAS PELOS PAIS QUE CRIARAM VICIOSNOS FILHOS ( UMA DELAS É A BEBIDA QUEM VEM COMO FORMA DE VICIO DE DOCES, POIS O CORPO FAZ O CICLO DE KREBS) ,
As classificações de Satmya são:
Benéficos para todos do planeta: ervas, alimentos e comportamentos QUE SÃO BENÉFICOS para todos, independentemente da constituição, localização, época ou condição. Exemplos incluem água, arroz, legumes, ghee, noite de sono no tempo de 7-8 horas, yoga, pranayama, meditação, consciência . Existem também algumas preparações de ervas e herbo(mineral), remédios energéticos que são benéficos para todos os indivíduos
Nocivo para todos do planeta: Algumas substâncias são considerados prejudiciais a todos, incluindo cigarros álcool, toxinas, venenos, mistura de leite com alimentos ácidos, mistura de leite e sal, mel e rabanete, mel e ghee misturados entre si
em proporções iguais, o mel aquecido, trigo e ovos, conduta de caráter duvidoso, mente inquieta, noites mal dormidas, eliminação incorreta das toxinas (malas)

Benéficos ou prejudiciais: Alguns alimentos e exercícios são bons para uma constituição particular, mas pode ser prejudicial para o outro (LEMBRAR SEMPRE SEMPRE NACONSTITUIÇÃO PARTICULAR DE CADA UM). Por exemplo, ghee é bom para Vata e Pitta mas não para Kapha NEM TANTO EM ALGUMAS SITUAÇÕES. Nesta classificação de Satmya, os alimentos devem ser administrados em relação à constituição individual, estação, pais que nasceu, hábitos alimentares, emocionais, mentais e espirituais que vão se manifestar na saúde.
Outros fatores que influenciam a imunidade no corpo:
Saúde uterina da mãe: Um útero saudável para o crescimento de um bebê pode ser comparado ao solo fértil e nutritivo para uma semente.

Nutrição após o nascimento: nutrição adequada na infância desempenha um papel importante no desenvolvimento da imunidade. (o ayurveda tem uma dieta toda diferente para bebês, não iniciamos papinhas de fruta e sim de raízes)

Constituição: Geralmente, Kapha constituição pessoas têm imunidade mais forte que Pitta e Vata constituições, pois tem uma estrutura mais estável.

Mente: uma mente forte voltada para o pensamento positivos fortalece os Ojas e, portanto, é um fator importante para imunidade sob ponte de vista do Ayurveda.

Karma: Nos casos em que um indivíduo tem uma constituição forte e saudável, composição genética saudável, e vive de acordo com a natureza através da ingestão de alimentos saudáveis e de rotina diária saudável, mas ainda sucumbe a uma doença grave, fatores cármicos sutis podem revelar-se como tendo um impacto importante sobre a imunidade, por isso analisamos todos os canais de energia para ver de onde vêm estas patologias e que podem desenvolver por Karma ou uma ligação cármica com algum ente da família. (POR ISSO QUE NÃO ADIANTA O AYURVEDA SER APENAS ALIMENTAÇÃO, LIMPEZAS PURVAKARMA, PANCHAKARMA, FITOTERAPIA, AYURVEDA TEM QUE ENGLOBAR A VIDA DE UM ASPÉCTO MUITO MAIOR, SÓ ASSIM O SNTIDO DE OJAS VALE, SÓ ASSIM VALE O ALINHAMENTO E O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA)

Meditação: A meditação é um desapego de todos os pensamentos e fundindo a mente no Absoluto.
Separar a mente de pensamentos e estimulação sensorial em uma base linear, naturalmente, traz uma maior auto-consciência e energia vital(PRANA), reforçando assim a força mental / física e imunidade geral (LEMBRANDO O QUE É IMUNIDADE PARA O AYURVEDA).
Rasyanas
Ayurveda faz uso muitas ervas que podem ser individuais e formulações de compostos para melhorar e manter a imunidade. Na realidade, mesmo uma única planta é uma formulação do composto, sendo composto por muitas centenas de moléculas farmacologicamente ativas que se formaram durante o ciclo de vida da planta. (POR ISSO IMPORTÂNCIA DA PLANTA SER COLHIDA DO MESMO SOLO EM QUE O INDIVIDUO ESTA GEOGRAFICAMENTE, POIS ELA RECEBE A MESMA ENERGIA, O MESMO SOL, MESMOS MINÉRIOS QUE ESTÃO NA ALIMENTAÇÃO DIÁRIA. O PRINCÍPIO ATIVO DA ERVA SE FORMAM NA MESMA POTENCIA FISICA E ENERGÉTICA QUE O INDIVÍDUO PRECISA PARA NUTRIR OS OJAS. PLANTAS VIAJADA EM HORAS NO CONTAINER MATA QUALQUER OJA.
Faz uso de alimentos energéticos para ajudar a fortalecer os corpos e a energia que circula no organismo. ( O QUE SÃO ESTES ALIMENTOS: PRANAYAMA, MEDITAÇÃO,YANTRA, MANTRA HOMEOPATIA FLORAIS, UMA ESPECIE D REIKI INDIANO QUE TRABALHA NOS 49 CHAKRAS, ETC.)

Ojas é a essência dos sete dhatus ou tecidos corpóreos. E a energia vital que governa o equilíbrio hormonal, está localizado no coração e no timo. Ojas é a energia vital que controla as funções da vida com a ajuda do prana. ele é consumido por Tejas, por isso controlar tejas sempre.

São 8 gotas e ela se finaliza na morte do corpo físico. vc tem como nutrir e manter mas cada gota perdida não s recupera mais, gotas do ilishir da vida,fica no centro do peito

Ojas è vitalidade, imunidade! È a essência mais pura da união dos sete tecidos produzido pelo tecido reprodutivo

Cris Ayres











Receba diariamente as notícias em seu email:

Delivered by FeedBurner









Desenvolvido por Danilo Rodrigues
Design por Dimy Design&Motion Graphics
© 2018 Ligia Schincariol - Todos os direitos reservados