Ligia Schincariol


10 alimentos para fortalecer sua tireoide e melhorar o metabolismo

A tireoide produz hormônios essenciais para que tenhamos energia e disposição, e esses hormônios são responsáveis ​​por controlar o ritmo de muitas atividades realizadas pelo organismo. Como a velocidade de queima de calorias e os batimentos do coração.

Agora você vai saber quais os melhores alimentos para a tireoide:

1. Peixe

Crie o hábito de comer peixe, principalmente de águas frias e profundas do oceano.

Atenção: O mercúrio pode ser encontrado em níveis elevados em alguns tipos de peixe, como o peixe-espada, o atum e o espadarte (peixes de água profunda).

Por isso, é bom evitar os peixes anteriormente citados (não comer mais de duas vezes por semana) e o fígado de todos os peixes, bem como preferir os peixes pequenos. Esta regra é válida sobretudo para as mulheres grávidas.

2. Alimentos ricos em iodo

O iodo é necessário, em pequenas quantidades, para a função da glândula tireoide, assim como para o metabolismo das gorduras, produção de hormônios sexuais e uma série de processos bioquímicos.

Cãibras musculares, dores de cabeça, depressão, pés frios, mãos geladas e ganho de peso podem ser sinal de deficiência dessa substância. Veja alguns alimentos ricos em iodo: frutos do mar, sal integral,abacaxi, alcachofra caldo de peixe caseiro,aspargos e verduras de cores escuras.

3. Caldo de cabeça de peixe

Prepare caldo de peixe em casa, à moda dos nossos ancestrais, utilizando carcaça e cabeça, ricas em minerais, inclusive iodo.

Além disso, a cabeça de peixe é fonte direta de hormônios da tireoide, além de outras substâncias que nutrem essa glândula.

Quatro mil anos atrás, os médicos chineses rejuvenesciam seus pacientes idosos com sopa feita com a tireoide de animais.

4. Ova de peixe

Inclua ovas de peixe na sua alimentação. As ovas sempre foram valorizadas pelos povos primitivos pela sua capacidade de prevenir problemas da tireoide, promover a fertilidade e nutrir mulheres grávidas e crianças em fase de crescimento.

5. Verduras cruas

Algumas verduras cruas contêm substâncias naturais chamadas glucosinolatos, que podem interferir negativamente na produção de hormônios da tireoide.

Entre essas verduras estão repolho, brócolis, couve-de-bruxelas, couve-flor e espinafre.

Para neutralizar esse efeito potencialmente prejudicial à tireoide, basta cozinhar essas verduras, ligeiramente, no vapor, em água ou em sopas.

6. Grão, cereais e sementes integrais

Consuma grãos, cereais e sementes integrais que tenham sido deixados de molho por 7 a 24 horas, em água com gotas de limão ou 1 colher (sopa) de soro de iogurte.

Faça isso com feijão, arroz integral, grão-de-bico, lentilha, trigo, aveia e todos os grãos e cereais que você consumir.

Esse procedimento neutraliza substâncias potencialmente prejudiciais à tireoide, denominadas antinutrientes.

O único grão que não obedece a essa regra é a soja, pois seus antinutrientes não são neutralizados por tais procedimentos. Por essa razão, seu consumo deve ser evitado ao máximo.

7. Sal integral

Consuma sal integral, ou seja, que contém iodo na sua forma natural. Os melhores são o sal do Himalaia e o sal de Guérande (vendem-se em delicatessens, em lojas de produtos naturais e em bons supermercados).

8. Sol

O sol é fonte de vitamina D. E um estudo provou que os níveis de vitamina D eram significativamente mais baixos em pessoas que sofrem de hipotireoidismo.

9. Óleo de coco

O óleo de coco é excelente para a tireoide, especificamente para o hipotireoidismo.

Quando as pessoas com hipotireoidismo (produção insuficiente de hormônio tireoidiano) começam a consumir o óleo de coco, elas frequentemente referem aumento de energia pela melhora da função tireoidiana.

Muitos indivíduos que sofrem com problemas de tireoide são capazes de eliminar a medicação para tireoide até completamente quando começam a consumir óleo de coco. Não suspenda a medicação sem consultar seu médico.

10. Abacaxi

O abacaxi contém em abundância a bromelina, que reduz a inflamação, por isso ajuda em alguns distúrbios da tireoide.

OS VILÕES DA TIREOIDE

Minimize o consumo de açúcar e farináceos, pois altos níveis de açúcar no sangue podem desregular o funcionamento desta glândula.

Gostou das dias? Se você gostou do vídeo, curta, se inscreva no canal e compartilhe com seus amigos.

*O acompanhamento de um profissional da área de saúde é fundamental para uma boa saúde. O Natureba é um espaço informativo sobre saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

-------

Para mais dicas como essa, acesse ► http://goo.gl/eGYiRP










Receba diariamente as notícias em seu email:

Delivered by FeedBurner









Desenvolvido por Danilo Rodrigues
Design por Dimy Design&Motion Graphics
© 2024 Ligia Schincariol - Todos os direitos reservados