Ligia Schincariol


HEMORROIDA

Essa receita foi passada por índios na Amazônia na década de 90 quando meu pai foi fazer uma palestra na Universidade de lá. Ele já estava usando modess e tinha pavor de ter de operar. Então vamos lá, é um banho de assento. Fazer um chá com casca de cajueiro, casca de aroeira e erva de bicho. Um punhado de cada. Ferve a água, coloca as cascas e erva numa bacia e joga água. Quando estiver morna a ponto de poder sentar, retire as plantas e fique sentado nessa água por meia hora. Dependendo da necessidade, fazer dias vezes por dia. Caso contrário, uma vez ao dia por 7 dias.


Reflexão

Questiona-se sempre!

O Ayurveda é muito maior que um tratamento protocolado:

DIETA para doshas, são importantes mas há DIETAS para tecidos, DIETAS para órgãos, DIETAS patalogias, há DIETAS que a atuam no estado mental, que vão permeando tecidos até chegarmos ao corpo energético. NOS CLÁSSICOS HÁ MENÇÃO DE ALIMENTOS E ERVAS PARA TECIDOS. Há também alimentos descritos para doenças já manifestadas.

Nos textos diz que Hemorróidas são doenças do Fígado, vejo a insistência em tratar o intestino. A hemorróidas é uma desarmonia que se instalou em rakta. Não seria coerente saber a causa da entrada da desarmonia pelo sistema sanguínea? Por que este sistema esta deficiente? Por que emocionalmente se instalou no fígado? De onde surgiu? Quem da família segurou esta.patologia energéticamente e passou a geração futura?

Porque tratam hemorróidas como doença do intestino sendo que ela é uma expressão apenas de uma veia do fígado que a alimenta.

Olha seu processo citado nos textos de ayur.

SEGUNDO TRADUZIDO DOS TRATADOS:

Hemorróidas
O sangue venoso da porção inferior do reto
e do ânus é drenado pela veia hepática até o
fígado. Se houver congestão no fígado, a função de drenagem é afetada e ocorre uma pressão no interior dos vasos de retorno, de forma que as veias na área do ânus tornam-se túrgidas. Há exsudação da mucosa, prurido, sensação de queimação e dor durante a evacuação. Se houver constipação, ou fezes ressecadas, os sintomas se agravam. Às vezes, estas veias túrgidas queimam e causam sangramento, ulcerações,
inflamação e dor intensa. Durante o tratamento
desta doença, é necessário avaliar a condição do fígado e qualquer alteração presente neste órgão deve ser corrigida.

Assim como citei acima tem vários outras patologias.

Questione se há tantas necessidades de fazer dieta apenas para dosha? Há necessidade do famoso protocolo de shirodhara, abhyanga e swedana? Onde fica a dieta para tecido Rakta ( sanguíneo) ? Onde foi parar conhecimento de outras técnicas mais eficazes?

Há sua formas descritas para tratar está patologia nos livros clássicos ervas para tomar, e uso tópico de ervas. Só isso, sem grandes protocolos.

Há necessidade de terapias de limpeza iinterna? Não, não há!

Onde foi parar a escola de psiquiatria do ayurveda? Aqui se ajuda o paciente paciente a entender seu processo psíquico. Ajuda despertar a mente para cura.

A base da SIMPLICIDADE ESTÁ NUM DIAGNÓSTICO BEM FEITO E NA SIMPLICIDADE DO TRATAMENTO DENTRO DAS CONDUTAS TERAPÊUTICAS.

O Ayurveda e simples e está ao alcance de todos.

Uma erva cura sim, um composto cura sim e o pobre e o rico tem acesso.

Se pensarmos em protocolos de spas o rico pode até curar mas o pobre não terá acesso.

Questione como podemos fazer um Ayurveda na comunidade esperando que cada pessoa pague 10 sessões de cada terapia?

Será que o Ayurveda é isso? Ou se transformou nisso?










Receba diariamente as notícias em seu email:

Delivered by FeedBurner









Desenvolvido por Danilo Rodrigues
Design por Dimy Design&Motion Graphics
© 2018 Ligia Schincariol - Todos os direitos reservados