Ligia Schincariol


10 itens que te deixam mais cansado na sua própria casa

Escrito por Eu Sem Fronteiras
Ter aquela preguiça de sair da cama logo cedo é normal, mas quando esse cansaço se arrasta pelo dia todo e você fica sem vontade de fazer nada, isso pode ser um problema. Se você tem se tornado uma pessoa cada vez mais preguiçosa, saiba que seus hábitos e alguns itens dentro da sua própria casa podem ser responsáveis por isso.

Aí vão 10 dicas de mudanças que podem melhorar a sua disposição:

1- Café

Parece maluco, pois é ele que te salva de não dar boas pescadas durante o dia, mas ainda que a cafeína seja um estimulante e te faça despertar por alguns minutos, o efeito é passageiro e pode fazer com que você sinta mais cansaço algumas horas depois. De acordo com um estudo realizado pela Clínica de Bem-estar e Nutrição de Cleveland, nos EUA, a cafeína pode ter efeito contrário em alguns organismos, ou seja, ao invés de trazer energia, ela contribui com aumento do sono.

2- Bagunça

Tá certo que arrumar toda a bagunça da sua casa pode te deixar com mais preguiça ainda, mas antes se cansar durante um dia do que viver numa preguiça eterna. Segundo um estudo realizado pelo Instituto de Neurociência da Universidade de Princeton, viver num ambiente bagunçado te faz gastar energia mental, o que pode desencadear estresse.

3- Cor azul

Você já ouviu falar que a cor azul é extremamente relaxante? Então, se você está reformando sua casa, opte pela cor azul apenas nos quartos, caso contrário ela pode contribuir para um sono constante. Pesquisas revelam que paredes e muitos elementos azuis dentro de casa ajudam a diminuir o ritmo cardíaco e baixar a pressão arterial, consequentemente, contribuindo para o aparecimento do sono.

4- Televisão

De acordo com um estudo realizado pela Faculdade de Medicina de Harvard, assistir televisão interrompe a produção de melatonina do cérebro, hormônio que faz com que tenhamos vontade de dormir. Sendo assim, se você é daqueles que não dorme sem a televisão ligada, seu sono será mais agitado e ao acordar, você estará extremamente cansado.



5- Celular

O grande inimigo do sono. Se você é daqueles que adia a noite de sono para ficar nas redes sociais, que ao despertar na madrugada para ir ao banheiro dá aquela espiada no WhatsApp ou costuma acordar para atender ligações e responder mensagens, pode apostar que no dia seguinte o sono baterá em sua porta querendo tirar o atraso.

6- Velas e óleos de lavanda

Já é comprovado que o aroma da lavanda contribui para espantar a insônia, então opte para utilizá-la apenas a noite, caso contrário, você poderá ficar relaxado até demais durante o dia inteiro.

7- Comer besteira

Quando estamos em casa, sempre bate aquela vontade de comer alguma coisa gostosa, doces, batata frita e tudo que tiver para assaltar dentro da geladeira. De acordo com os dados do Instituto de Medicina Esportiva Bem Hogan, nos EUA, os carboidratos simples e o açúcar geram picos de insulina no sangue, seguido de quedas bruscas, que farão você se sentir cansado por muito tempo.

8- Temperaturas baixas

Sentir mais preguiça em dias frios não é frescura não. Estudos apontam que a temperatura ideal para dormir fica entre 15º e 20ºC. Isso significa que se sua casa estiver fria, seu corpo pode entender que qualquer hora é hora de tirar uma soneca.

9- Bebidas alcoólicas

No dia em que você beber, repare que seu sono será interrompido por várias vezes. Ainda que você não acorde durante a noite, seu sono será muito mais agitado se comparado a um dia que você não ingeriu nenhuma gota de álcool. Isso significa que no dia seguinte da bebedeira, sair da cama se tornará uma tarefa quase impossível.

10- Cortinas fechadas

Passar o dia inteiro em casa com as cortinas fechadas pode te dar uma sensação maior de aconchego e, claro, uma vontade maior ainda de não sair do sofá. Por isso, abra as cortinas e deixe a luz do dia entrar.

Texto escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteira









Receba diariamente as notícias em seu email:

Delivered by FeedBurner









Desenvolvido por Danilo Rodrigues
Design por Dimy Design&Motion Graphics
© 2017 Ligia Schincariol - Todos os direitos reservados