Ligia Schincariol


Os Doshas - VATA PITTA E KAPHA

“...Pelo conceito tridosha, o Ayurveda atribui ao indivíduo a responsabilidade pela condução de seu organismo no caminho da saúde, ou da doença. O conhecimento dos três doshas, esse sistema funcional que comanda a saúde, a doença e a cura, torna o indivíduo responsável e capaz de optar pelo equilíbrio e pela longevidade saudável.” (Danilo Carneiro)

“...Cada um de nós se distingue de muitas maneiras, tanto física como mentalmente. Cada pessoa apresenta uma constituição única, diversa da de qualquer outra pessoa. A forma e o tamanho do corpo, o temperamento e o caráter das pessoas apresentam grandes variações, que devem afetar-nos a saúde e a felicidade. Precisamos compreender nossa natureza para ter felicidade e bem-estar. De modo semelhante, devemos compreender a natureza dos outros, que pode ser diferente da nossa, para uma interação social harmônica... Sem compreender nossa constituição particular, nossa saúde se enfraquece... Uma das grandes belezas do Ayurveda é que ele nos ajuda a entender claramente nossas diferenças individuais, nossas capacidades especiais e nossas idiossincrasias (comportamentos peculiares)...” (David Frawley)


Vata está associada com movimento, incluindo os movimentos internos e / ou externos do corpo. Tem, portanto, um controle sobre respiratório, circulatório, digestivo e funções excretoras do corpo humano em todos os níveis que variam de celular, tecido órgão.

Pitta controla todas as transformações químicas e bioquímicas incluindo trocas térmicas e metabólicas. A sua função é, portanto, para fornecer matéria orgânica / inorgânica vital para o organismo.

 Kapha reflete os processos de construção-up do corpo. Tomados em conjunto, controlarem, mediar, regular e equilibrar os processos que ajudam na vitalização da matéria e materialização de vida e saúde.

Todos nós temos, em nossa natureza, os três tipos constitutivos, em proporções diferentes e em estado de equilíbrio ou desequilíbrio. Vata é o biotipo relacionado ao éter e o ar; pitta é o biotipo relacionado ao fogo e à água; kapha relaciona-se à água e à terra. Kapha rege a parte superior do corpo (cabeça, pescoço, tórax, peito, porção superior do estômago, tecidos gordurosos e juntas); pitta rege a parte intermediária do corpo (peito, área umbilical, estômago, intestino fino e glândula linfática); vata rege a parte de baixo do corpo (região pélvica, cólon, bexiga, sistema urinário, coxas, pernas, braços, ossos e sistema nervoso). Os três doshas coexistem em todos os seres vivos.


Os Doshas são responsáveis por todos os processos físico-químicos e vitais que ocorre em nosso organismo. Trabalham juntos, mas cada dosha tem seu potencial em particular. São responsáveis e relacionados a particulares estruturas, funções e mecanismos que comandam os sistemas orgânicos do corpo.
A harmonização dos doshas é utilizada para manter o equilíbrio de todo o organismo, potencializando Prana, Tejas e Ojas, proporcionando a nossa verdadeira qualidade de saúde.

Saúde para todos!
Namastê









Receba diariamente as notícias em seu email:

Delivered by FeedBurner









Desenvolvido por Danilo Rodrigues
Design por Dimy Design&Motion Graphics
© 2018 Ligia Schincariol - Todos os direitos reservados