Ligia Schincariol


SATURNO EM SAGITÁRIO: EMPENHO PARA CRESCER

Próximos três anos serão ideais para viagens, estudos e expansão pessoal

Por: Vanessa Tuleski

Saturno ingressa em Sagitário em 23 de dezembro de 2014 e fica neste signo até 20 de dezembro de 2017 (em 2015, porém, ainda retorna a Escorpião de 16 de junho a 17 de setembro). O principal efeito de Saturno é o de nos fazer levar a sério os assuntos do signo que ele rege, obrigando-nos a trabalhar neles. São temas de Sagitário: formação e conhecimento, idiomas, leis, expansão e todas as questões de natureza ética, filosófica e religiosa. Durante os próximos dois anos, estes assuntos ganharão relevância em nossas vidas!

CARREIRA EXIGIRÁ DESENVOLVIMENTO DE NOVAS HABILIDADES

Como Saturno é ligado à questão profissional, é sempre muito bom nos alinharmos com a forma de ser do signo por onde ele transita. Isto nos ajuda a galgar mais visibilidade em nossa carreira, uma vez que os comportamentos do signo por onde o planeta passa estão sendo especialmente valorizados!

E como se alinhar com Sagitário? Em primeiro lugar, saiba que o estudo e a formação serão mais observados, cobrados e também recompensados. Não se surpreenda, assim, se neste espaço de pouco mais de dois anos que dura um trânsito de Saturno você sentir que precisa correr atrás do preenchimento de possíveis lacunas curriculares ou de habilidades, por necessidade pessoal ou profissional.

Além disso, a tendência é o nível de exigência de formação e escolaridade crescer. Portanto, se quer se antecipar a esta influência, faça uma avaliação de como anda a sua formação e que cursos e especializações poderão ser necessários, seja para manter o patamar competitivo ou até subir degraus. Outra questão em que poderá haver mais atenção é em relação à cultura e aos conhecimentos gerais. Ou seja, para certas funções, não bastará ser bom no que faz, e sim estar preparado de um modo geral.

Sagitário tem também um enorme desejo de ascender e por isto muita gente vai sonhar em mudar de vida durante o trânsito de Saturno por este signo. Mas, para tal empreitada, as virtudes do planeta serão requeridas: muito foco e persistência!"Sagitário tem também um enorme desejo de ascender e por isto muita gente vai sonhar em mudar de vida durante o trânsito de Saturno por este signo. Mas, para tal empreitada, as virtudes do planeta serão requeridas: muito foco e persistência!"

Outro acontecimento comum durante este trânsito será a chance de ganhar uma promoção que venha a exigir que se expanda o conhecimento (Sagitário) para estar à altura do novo cargo. Portanto, se prepare: aquela promoção que caiu no seu colo poderá exigir bastante estudo! O período também irá destacar as carreiras que tipicamente necessitam de preparo, como os concursos públicos e as profissões médicas, diplomáticas, acadêmicas e jurídicas.

Outra questão ligada a Sagitário são os idiomas, com o grau de cobrança podendo aumentar neste quesito também. Pode ser que aquele inglês de viagem não seja suficiente para obter a vaga almejada ou, mesmo, que você sinta que precisa melhorar seu domínio de idiomas para utilização profissional, estudos ou viagens.

Saturno em Sagitário também fará proliferar os consultores e especialistas de todas as profissões, que estarão em muita evidência. Quem já é "top", portanto, ficará ainda mais, mas também será cobrado em realmente corresponder às expectativas!

VIAJANDO PARA AMADURECER

Como Sagitário ama viagens, mais pessoas vão desejar - e tentar - realizar uma estadia no exterior, seja para estudar idiomas, realizar especializações universitárias ou então procurar um lugar ao sol para trabalho. Ou apenas como experiência pessoal. Saturno em Sagitário, portanto, marcará um período de viagens com objetivos, no qual mesmo as de lazer poderão ser feitas com mais planejamento ou empenho!"Saturno em Sagitário, portanto, marcará um período de viagens com objetivos, no qual mesmo as de lazer poderão ser feitas com mais planejamento ou empenho!"

Pode ser a época ideal, por exemplo, para partir em viagem com aquele grupo de história da arte ou, então, para unir o útil ao agradável, como um mestrado na Europa, se o seu sonho sempre foi morar no velho continente.

DESEJO DE EXPANSÃO E APRIMORAMENTO

O desejo de se aprimorar, portanto, inerente a Saturno em Sagitário, irá além da esfera profissional, marcado pelo anseio de saber mais e ampliar a visão. Por isto, crescerá a procura por cursos como filosofia, psicanálise, história, etc. O conhecimento será muito mais ambicionado. Na literatura, livros que além de entreter também ensinarem ou tiverem um pouco de cultura ou erudição passarão a ficar em alta!

Além do anseio por conhecimento, este signo também irá trazer mais à tona discussões éticas, não sem muita polêmica e discussão. Esta tendência já vem acontecendo desde 2014, pois é comum pouco antes do ingresso oficial já observamos a emergência de novas inclinações.

E A SUA FÉ?

Um outro tema bem importante será a fé. Em que você acredita? Mais gente questionará isto, o que poderá resultar em mudanças de crença ou religião. Mas Saturno em Sagitário também pede mais comprometimento e envolvimento com uma possível crença. Ler e praticar mais - para não ficar no famoso "da boca pra fora" - serão favorecidos durante este trânsito. Líderes religiosos também passarão a ter mais responsabilidade pela condução de seus fiéis, por isto deverão refletir melhor a respeito das mensagens que vêm transmitindo. Também serão, igualmente, mais vigiados e cobrados.

No plano coletivo, no entanto, será importante evitar a intolerância religiosa e também os pontos de vista radicais, embora saibamos que isto não é fácil. Afinal, tentar zelar pela liberdade e diversidade religiosa deveria ser um dos pressupostos de um uso maduro de Saturno transitando por Sagitário. Mas vale a pena tentarmos praticar isto no dia a dia, procurando entender que, se as pessoas são diferentes, devem ter direito a professaram crenças diversas, a fim de não cair na sombra ou na pior característica de Saturno em Sagitário, que é o fanatismo e o radicalismo.

ADMIRAÇÃO POR EXEMPLOS DE SUPERAÇÃO

A passagem de Saturno por Escorpião (2012-2014) implicou em uma época de irmos a fundo nos nossos padrões. Com isto, não é de se surpreender que muita gente tenha passado por finais, transformações ou tenha que se defrontado com os pontos críticos na estrutura de suas vidas. Saturno em Escorpião pode ter levantado crises doloridas, porém, necessárias. No entanto, Saturno em Sagitário vai pedir algo mais, que é a capacidade de manter o otimismo (Sagitário) frente a condições nem sempre amenas e adversidades (Saturno). As pessoas desejarão se inspirar naqueles que superaram circunstâncias difíceis e têm algo a ensinar. Quem tiver este perfil se tornará ídolo e exemplo nesta fase - o que é muito bom!

Por causa disso, teremos um significativo aumento de palestras motivacionais e de líderes, além de cursos e livros de autoajuda. Tudo o que puder ajudar a estruturar melhor (Saturno) nossa visão de mundo (Sagitário) e nos deixar mais preparados para a vida será bem-vindo. Afinal, superações (um tema sagitariano) costumam requerer uma persistente atitude positiva, o que não é nada fácil de tirar da cartola emocional. No entanto, esta será uma das mais importantes lições nos próximos dois anos. Afinal, quem nem tenta ser mais positivo e se empenhar por dias melhores tem muito menos chance de conseguir isto, concorda? Este trânsito indicará que pessoas que conseguem manter o ânimo em alta e inspirar os outros serão bastante valorizadas no âmbito social e em ambientes corporativos. Mas também teremos de nos acautelar com falsos líderes e donos da verdade (outra sombra deste posicionamento).

O QUE VAI DOER?

O papel de Saturno é nos fazer crescer e, para isto, ele tem de incomodar, certo? Sem isto, dificilmente há crescimento, já que parte da condição humana é a inércia. No trânsito por Escorpião, Saturno tirou debaixo do tapete paixões, dores emocionais e problemas não resolvidos. Em Sagitário, o que vai doer é a limitação, já que este signo adora expandir e, por isto, quem se sentir muito limitado ou apequenado ficará incomodado. Mas não apenas isto: todos nós desejaremos dar um passo além, seja na vida particular ou profissional."Em Sagitário, o que vai doer é a limitação, já que este signo adora expandir e, por isto, quem se sentir muito limitado ou apequenado ficará incomodado. Mas não apenas isto: todos nós desejaremos dar um passo além, seja na vida particular ou profissional."

Em todo o trânsito de Saturno por Sagitário, possivelmente a fase mais desafiadora será de agosto de 2015 a agosto de 2016, quando Júpiter, que rege Sagitário, estará em Virgem, o exílio deste planeta. Será quando mais teremos de fazer um esforço diário em prol de nossos objetivos, e isto, sabemos, é um grande desafio, pois é frequente que nossa rotina muitas vezes nos distraia de metas maiores. Um outro bom exemplo do que pode acontecer nesta fase é o da pessoa que tem família, trabalha de dia e estuda à noite. Proezas assim não são nada fáceis de serem realizadas, mas muita gente sabe que se não fizer este tipo sacrifício não conseguirá sair do lugar em termos de perspectivas e futuro.

Porém, se serve de consolo, quase todo o primeiro semestre de 2015 terá um tom muito positivo, visto que Júpiter estará em um signo de harmonia com o de Saturno. É quando valerá a pena investirmos nos nossos objetivos e não nos deixarmos acomodar se temos uma meta para alcançar. Devemos aproveitar porque haverá o fogo do entusiasmo e da fé nos impulsionando! Destaque para os meses de março e junho de 2015, quando o planeta que rege a sorte e as oportunidades (Júpiter) estará em harmonia com o planeta das viradas (Urano), podendo indicar caminhos que se abrem interiormente ou, mesmo, afetiva, financeira ou profissionalmente! E tudo isto em sintonia com Saturno em Sagitário, que tem por um de seus pressupostos o seguinte mote: aquilo em que acreditamos (Sagitário) e investimos continuamente (Saturno) é o que acabamos criando em nossa realidade. Você concorda? Por isto, trabalhar para melhorar a nossa cabeça será fundamental!










Receba diariamente as notícias em seu email:

Delivered by FeedBurner









Desenvolvido por Danilo Rodrigues
Design por Dimy Design&Motion Graphics
© 2017 Ligia Schincariol - Todos os direitos reservados