Ligia Schincariol


CHAKRAS - UM BREVE MANUAL PARA O EQUILÍBRIO •

• CHAKRAS - UM BREVE MANUAL PARA O EQUILÍBRIO •

» postado por Dilca Maria do Espírito Santo - OUSE


"Os chakras são pontos de energia responsáveis por manter mente e corpo interligados e em equilíbrio. A atitude e o pensamento de cada indivíduo podem alterá-los significativamente. E, desalinhados, resultam em problemas. “É sempre um processo interno de raciocínio e sentimentos, nunca externo”, explica a professora de ioga Sandra Regina dos Santos Galvão, da Navrattna Yoga, em Curitiba, Paraná. Quando você fica doente, significa que a mente e o espírito já estavam deteriorados bem antes. Tudo começa no corpo mental.

Quando se manifesta na parte física, que é a mais grosseira, esse é o último estágio do problema. Ninguém morre de repente. A doença já estava lá faz tempo, mas a pessoa nunca percebeu. Algo não vai bem ? Está na hora de alinhar seus chakras ! Conheça cada um deles e algumas técnicas que podem auxiliá-lo a equilibrá-los:


• Primeiro Chakra - BÁSICO: Localizado na base da coluna, no cóccix. Equilibra coluna vertebral, ossos, dentes, unhas, construção celular, pernas, músculos e a estrutura física. Também controla o funcionamento das glândulas suprarrenais, que produzem a adrenalina e a noradrenalina – hormônios relacionados ao instinto, à parte de luta e fuga.

O que desequilibra: Medo.

Como equilibrar: Procure relaxar de alguma maneira. Fazer exercícios físicos, ou outra atividade que libere a tensão do medo. Descontrair faz com que essa energia se altere.


• Segundo Chakra - SACRO OU UMBILICAL: Localizado no osso sacro (bacia), corresponde aos órgãos de reprodução e glândulas sexuais (ovários, próstata e testículos), rins, bexiga, ao sangue, aos sucos digestivos e ao sistema imunológico.

O que desequilibra: Culpa.

Como alinhar: Perdoe-se. Não fique remoendo acontecimentos, analisando o que deixou de fazer ou o que poderia ter feito melhor. Já aconteceu. Paciência. Naquele momento você fez o melhor que pôde. Ponto final.


• Terceiro Chakra - PLEXO SOLAR: Localizado na coluna lombar, ele é responsável pela parte inferior das costas, cavidade abdominal, sistema digestivo (estômago, fígado, baço, vesícula biliar, etc) e sistema nervoso. A glândula principal é o pâncreas. Tudo o que é combustível para o corpo é retirado desse ponto.

O que desequilibra: Vergonha. A vergonha normalmente vem atrelada à raiva. Raiva de nós mesmos por não termos agido como queríamos ou achamos que deveríamos.

Como equilibrar: Elimine a raiva, praticando corrida, andando no sol, fazendo atividades desgastantes, que exijam energia do corpo e que possam te proporcionar momentos de reflexão. São atividades ótimas para diluir a raiva.


• Quarto Chakra - CARDIACO: Encontra-se no centro do peito. É responsável pelas energias emanadas para o coração, para a área inferior dos pulmões, para a circulação sanguínea e para a pele. Equilibrado, cuida do sistema linfático. A glândula correspondente é o timo. Durante a infância, o timo tem relação direta com a imunidade. Nos adultos não se sabe ao certo a função dela no corpo material. Já na área esotérica, o timo está diretamente ligado à emoção e ao sentimento de amor incondicional.

O que desequilibra: Pesar (sentimentos de dó, de pena).

Como equilibrar: Libere a tristeza, substituindo-a por amor. Está difícil de extravasar esse sentimento ? Leia um livro, assista um filme, ouça uma música que te emocione e que faça você colocar tudo pra fora. Ficar perto de pessoas queridas, animais de estimação e evitar o isolamento também são ótimos remédios.


• Quinto Chakra - LARINGEO: Localizado na depressão embaixo do pescoço. Ele está ligado à parte da garganta, nuca e queixo, traqueia, brônquios da região pulmonar superior, esôfago e braços. A glândula correspondente é a tireoide.

O que desequilibra: Mentir para nós mesmos. Há situações em que não podemos ser sinceros o tempo todo, como no trabalho. Então esse chakra é influenciado por questões externas.

Como equilibrar: Mantenha a mente em harmonia com o coração. Seja sempre verdadeiro.


• Sexto Chakra - FRONTAL: Entre as sobrancelhas. Cuida de toda a parte cognitiva do organismo, como o raciocínio e a memória, este ponto está diretamente ligado aos órgãos dos sentidos, como olhos, boca e ouvidos.

O que desequilibra: Ilusão. Temos o hábito de ficar remoendo o passado ou projetando futuro e nunca nos focamos no presente.

Como equilibrar: Aprenda a focar no agora. Sentar e ficar um minuto para relaxar a mente, não pensar em nada e focar em um ponto. Se concentrar, por exemplo, no ar entrando e saindo dos pulmões. Esse é um ótimo exercício de treino de concentração.


• Sétimo Chakra - CORONÁRIO: Localizado no espaço entre os hemisférios cerebrais, dentro da cabeça. É ele quem faz a ligação do cérebro físico com o corpo espiritual. Por isso está diretamente ligado à materialidade.

O que desequilibra: Falta de propósito, perda da identidade, medo de estar só, sentimento de separação do próprio "eu" transmitindo bloqueio aos demais chakras.

Como equilibrar: Desprendimento. Pratique atividades que trabalhem o lado espiritual. Descoberta do divino, facilidade para acessar diretamente o conhecimento superior a partir da conexão com o "eu universal", confiança, abnegação, humanitarismo, habilidade para ver o todo no fluxo de vida, devoção, inspiração, valores, éticas. Irradiação da vida com total plenitude e pureza. Você só conseguirá deixar esse chakra harmônico quando você conseguir ter o equilíbrio dos outros chakras, quando você se entender plenamente.

Aprenda a prestar atenção em você de maneira geral. Como sempre estamos nos preocupando com outras coisas, os sentimentos de medo, culpa, vergonha vão acontecendo e a gente não percebe. Além disso, tenha em mente que chakras trabalham em conjunto. Se você desarmoniza um chakra, em breve, todos os outros estarão desequilibrados."

Namastê









Receba diariamente as notícias em seu email:

Delivered by FeedBurner









Desenvolvido por Danilo Rodrigues
Design por Dimy Design&Motion Graphics
© 2017 Ligia Schincariol - Todos os direitos reservados